Monday 25 June 2007

S. João ...e outras questões

Actualmente, o S. João vem apenas reforçar que a tradição já não é o que era e que isso nem sempre é positivo.

Ainda sou do tempo em que o S. João era a grande noite do Porto (a seguir às sempre grandes noites em que se festeja um qualquer triunfo do glorioso azul e branco, claro). Saia-se para a rua, que for one night only, era segura e, grandes e pequenos, novos e menos novos, festejavam na Baixa (Sta. Catarina, aAliados e todas e quaisquer vielinhas desta nossa invicta), seguindo para as Fontainhas e Ribeira, onde o fogo-de-artifício que, confesso, não é de todo da minha predilecção, encantava os seus fãs à beira rio - http://pt.wikipedia.org/wiki/São_João_do_Porto.

A Foz era meramente uma alternativa para onde escoava o pessoal para uma boa conclusão da noite que se presumia bem passada em família, com amigos, aos pares, whatever.

Hoje em dia, porém, andam uma mãzinha cheia de gente pela cidade e todo o maralhar se dirige imediatamente para os novos locais (a.k.a. Ribeira SÓ para ver o fogo e Foz para todo um novo conceito de S. João). Isso significa menor segurança, menos gente (o José Cid não atrai particularmente multidões, não é verdade?) e mais uma facada no verdadeiro S. João.

Verdade seja dita, nem que quisessemos também não ia ser possível cirandar pelas ruelas da invicta, ou não fosse o Sr. Rui Rio um dos grandes atentados à cidade: não mais houve uma cascata decente em frente à Câmara - um S. João em cima de um manjerico gigante não é nada mais do que uma tosca amostra do evento-, nem fogo de artificio na Câmara, que agora cimentada, acabou com os espaço verdes que faziam as delícias de crianças e pais mais cansados.
[NB: THIS is a cascata - ]

Para terminar, resta apenas referir que toda a Baixa em obras parece obra propositada para dificultar ainda mais o acesso a ... todo o lado.

Assim sendo, relamente dificilmente temos os ingredientes para um S. João à maneira, i dare say.

Enfim, cada um que se divirta como pode (enquanto pode!!!!), não é?

2 comments:

NoManIsAnIsland said...

Dearest,
gostei da palavra "cirandar" e acho que o teu amigo Rodrigo aqui de cima também!O Rio não gosta de cascatas...:( PENA!

jsc said...

cirandar talvez seja um...regionalismo...?