Monday 28 May 2007

Que falta de profissionalismo

Eis-me de volta para "cascar" em mais algum aspecto que menos me agradou neste fim de semana. Ontem, Domingo, dia 27 de Maio, estava sossegada a terminar o jantar e a ver o que restava do Telejornal da RTP1, quando me deparo com uma situação francamente lamentável.

Quando pensamos que a comunicação social não pode descer mais baixo ou imiscuir-se mais onde não deve... Surprise!!

Então não é que o José Rodrigues dos Santos, famoso pelas suas despedidas "sinceras" (ou sinceramente hipócritas, que o homem não tem grandes capacidades na arte da representação), em vez de dizer o 'adeus e até amanhã' e mais não-sei-o-quê, toma a liberdade de dizer algo como "O que vai fazer esta semana? Espero que seja produtivo!". Mesmo antes do genérico final. Mas onde é que já se viu? Com a sua experiência, esperar-se-ia que fosse mais profissional.

Sabendo que o país atravessa um fase crítica, em que os ânimos já andam suficientemente exaltados, com um governo repleto de ministros que nos procuram sempre tramar mais um pouco das mais variadas formas, acha-se no direito de opinar enquanto on the job?!

Nem a favor (which I doubt), nem contra - a comunicação, enquanto tal, deve abster-se de comentários facciosos e manter a sua função principal: informar de forma imparcial.

Quando não estiver a apresentar o Telejornal, o homem é livre de dizer o que bem entender (para já ainda não nos lixaram esse direito a 100%, embora estejamos a caminhar a passos largos nessa direcção, como aliás foi já destacado e muito bem num blog v/nosso conhecido), mas enquanto exerce a sua função, deve saber manter-se objectivo.

Não podia deixar de me manifestar, mesmo tendo plena consciência de que daí nada advirá.

Muitos acharão que estou até errada mas na verdade, tinha de fazer esta referência...Afinal, reflectir é preciso!

3 comments:

vamos-indo said...

sra. reflexão...sim sra. não lhe conhecia estes dotes! muito atenta e pungente:-) (não sei se te lembras quem nos perguntou o que significava esta palavrinha uma vez...ninguém na aula soube explicar!mas agora que sei o que quer dizer é só usá-la), lancinante comentário. não gostarás tu muito do senhor, mas com certeza que estás a defender a nação e o seu direito de ter a semana do tipo que quiser, produtiva ou relaxada! deve ter sido um comentário que lhe saiu menos bem - sem reflectir e refectir é preciso!jinhos!

jsc said...

Tens razão, de facto não sou propriamente fã do cavalheiro mas, irra, este é só um dos 1001 comentários que lhe saem menos bem. Já repensava o seu modus operandi, não? ;-p

NoManIsAnIsland said...

Há que agitar as multidões...ele não é burro nenhum;mas a ética devia estar primeiro...